Adalberto Andrade Mateus

 

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais relembrou em sessão especial no último sábado, 25/08, os 80 anos dos primeiros tombamentos realizados pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (atual IPHAN).

 

(esq. p/ dir. Aluízio Alberto da Cruz Quintão, Wainer de Carvalho Ávila, Paulo Roberto de Sousa Lima - Pres. IHG-SJDR e Marcos Wellington de Castro Tito)

Na abertura da sessão, o presidente Aluízio Quintão deu posse ao advogado e escritor Wainer de Carvalho Ávila como associado correspondente do IHGMG. Deputado estadual entre os anos de 1983 e 1987, Ávila é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rei e da Academia de Letras local. O empossando foi saudado pelo associado efetivo Marcos Wellington de Castro Tito. Em seu discurso, Wainer Ávila relembrou alguns momentos importantes da defesa do patrimônio cultural mineiro.

 

(Altino Barbosa Caldeira)

Após a posse do novo associado correspondente, foi dado início à segunda parte da reunião, com a lembrança dos 80 anos dos primeiros tombamentos realizados no estado de Minas Gerais. Para introduzir o tema, o professor da PUC Minas, arquiteto Altino Caldeira, apresentou um panorama sobre a atuação do Sphan a partir de sua criação em 1937. Em sua apresentação, Altino destacou os primeiros tombamentos inscritos no livro das Belas Artes do antigo Sphan, entre eles, o do conjunto arquitetônico e paisagístico de São João Del Rei, em 04 de março de 1938.

 

(Caetano Levi Lopes)

Em seguida, o desembargador Caetano Levi Lopes apresentou alguns aspectos da proteção do patrimônio cultural em Mariana, destacando a legislação em vigor na cidade para proteger, inclusive, as bandas de música da cidade. Finalizando as apresentações, o sócio correspondente do IHGMG, pesquisador Olinto Rodrigues, apresentou a trajetória da preservação do patrimônio cultural de Tiradentes, com destaque para as capelas tombadas e seus estilos arquitetônicos.

(Olinto Rodrigues dos Santos Filho) 

 

(esq. p/ dir. Iácones Batista Vargas, Altino Barbosa Caldeira, Olinto Rodrigues dos Santos Filho, Aluízio Alberto da Cruz Quintão, Caetano Levi Lopes, Rogério Faria Tavares, Adalberto Andrade Mateus, Paulo Roberto Sousa Lima e Cel. Adalberto Guimarães Menezes)

 

O patrimônio cultural na programação do IHGMG

 

Em 2018, por proposição da Comissão História de Minas, o patrimônio cultural mineiro tem sido celebrado em diferentes sessões. Em julho, foram rememorados os 120 anos do nascimento do mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Sphan. Em setembro, será a vez de homenagear quatro pioneiros da preservação em Minas. E, em outubro, será a oportunidade para homenagear o ano do patrimônio cultural de Ouro Preto.

 


Fotos: José Lopes/Maria de Lourdes - IHGMG