Assessoria IHGMG

O Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG (Fale) recebe no período de 05/09 a 10/10 a exposição Línguas e Mapas. Com a curadoria das associadas efetivas do IHGMG Maria Cândida Trindade Costa de Seabra e Márcia Maria Duarte dos Santos, a exposição aborda a relação entre os espaços geográficos e seus topônimos.

 

De acordo com as pesquisadoras, "a função simbólica ou representativa do topônimo implica necessariamente à pergunta sobre o que ele simboliza, o que representa ou denomina" sendo influenciado por fatores que podem retratar a realidade geográfica do local ou dos fatores culturais da sociedade.

 

Estimulando a discussão de como a língua e os mapas estão interligados, as curadoras destacam que "os mapas são materiais de consulta importantes, imprescindíveis em um estudo linguístico que privilegia o léxico toponímico", se apresentando, em muitos casos, como certidões que comprovam a existência do nome de um lugar, além de representar o universo do patrimônio toponímico do nosso estado.

 

A exposição é uma realização do Grupo Mineiro de Estudos do Léxico, do Centro de Memória da Faculdade de Letras e do Centro de Referência em Cartografia Histórica da UFMG, e conta com o apoio do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

 

Exposição Línguas e Mapas

Local: Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG (Sala 2010 da Faculdade de Letras, no segundo andar, em frente à Biblioteca) – Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha

Abertura: 05/09, às 18h

Período de visitação: até 10/10

 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-5129,

pelo e-mail  memoria.fale@gmail.com,

ou pelo site http://www.letras.ufmg.br/memoria.


Foto: Detalhe da Carta Geográfica do Termo de Vila Rica. Acervo APM