Assessoria IHGMG
 
 
A diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) fez uma visita de cortesia na tarde dessa quinta-feira, 27 de setembro,  à Academia Mineira de Letras (AML), em Belo Horizonte. A visita atendeu ao convite da presidente da AML, senhora Elizabeth Rennó, que também é uma das associadas do IHGMG.
 
Os membros da diretoria puderam conhecer a sede da AML, também conhecido como Palacete Borges da Costa por ter sido a residência e consultório do renomado médico Eduardo Borges da Costa, e o trabalho que tem sido desenvolvido para preservação do grande acervo bibliográfico da instituição. Para Elizabeth Rennó, a visita é uma importante interação entre as duas mais antigas instituições culturais do estado. "Desde a sua fundação pelo presidente João Pinheiro, a sua estrada tem sido palmilhada de esforços em prol da cultura e apresentado resultados excelentes. A sua diretoria sempre foi composta pela magnitude de seus presidentes nesta caminhada às vezes espinhosa e difícil, mas sempre com o denodo que demonstraram", disse Elizabeth que é a primeira mulher a assumir a presidência da AML.
 
Presente à visita, o presidente do IHGMG, Aluízio Quintão, destacou a iniciativa como um agradável momento cultural e propício para formalizar uma parceria entre as duas instituições. "Iniciamos com essa visita a formalização de uma parceria para esforços em prol da cultura mineira", disse Quintão. Após a saudação de Elizabeth Rennó, os presentes assistiram a uma apresentação do projeto de catalogação e inventariação do acervo bibliográfico e documental da AML com a coordenadora Soraia Lara e ouviram alguns detalhes sobre a história do prédio com a secretária da AML, Marília Moura.
 
 
 
 
Requintado palacete
 

O Palacete Borges da Costa foi construído na década de 1920 e tem como um dos responsáveis por sua obra de ampliação em 1926, o arquiteto Luis Signorelli. Outros artistas também contribuíram com suas artes, como o escultor austríaco Mucchiutti e os marmoristas Irmãos Natalli. Considerado um dos principais exemplares da arquitetura residencial de Belo Horizonte, o palacete está localizado na Rua da Bahia, 1466. Em 1987,  foi transferido em comodato pelo Governo do Estado para funcionar como sede da AML. O edifício foi tombado como patrimônio cultural mineiro em 1988.