Assessoria IHGMG

Em concorrida solenidade, dia 19 de novembro, 2ª-feira, no Auditório Marco Túlio na sede do BDMG, realizou o BDMG Cultural dupla comemoração: 30 anos de atividades ininterruptas desde que foi fundado em 1988 e o Dia do Barroco Mineiro instituído pela Lei Estadual nº 20.470, de 26.11.2012, para ser comemorado a cada 18 de novembro.

Na ocasião, destacaram também os oradores o transcurso de 204 anos do falecimento de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; e foi também lançado o livro “Estudos sobre Belo Horizonte e sobre Minas Gerais nos trinta anos do BDMG Cultural”.

Conforme observou Rogério Faria Tavares, Presidente do BDMG Cultural e associado efetivo do IHGMG, em três décadas a entidade que dirige “construiu importantes políticas e programas de incentivo e fomento às artes produzidas pelos mineiros.”

Concurso

O evento foi concluído com o lançamento do edital da versão 2018/2019 do concurso “BDMG Cultural – Prêmio Diogo de Vasconcelos”, destinado a premiar trabalhos de pesquisa sobre a História de Minas Gerais, de autores residentes comprovadamente em território mineiro.

O homenageado do certame e um dos mais importantes historiadores mineiros, Dr. Diogo Luís de Almeida Pereira de Vasconcelos, natural de Mariana e integrante do movimento que, na primeira década do século XIX, ensejou a criação do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do qual foi o primeiro orador oficial, tornando-se patrono da Cadeira nº 09.

Segundo o edital, o prazo de apresentação de trabalho é de 3 (três) meses, a contar do lançamento e os trabalhos de cada autor deve ter sido realizado entre janeiro de 2013 e outubro de 2018.

As inscrições para o Prêmio terminam no dia 19 de fevereiro de 2019 e a premiação do trabalho vencedor é de R$ 10.000,00 (dez mil reais).