O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é uma entidade civil de caráter cultural e cientifico, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com personalidade jurídica regida por Estatuto. É reconhecido como entidade de utilidade publica, títulos concedidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal por meio das leis N°875/ 1949; Lei N° 21/1947 e Lei N°2025/1971. O IHGMG faz parte do Conselho da Medalha “Inconfidência” e “Santos Dumont” do Estado de Minas Gerais.

É uma associação cultural que tem como objetivo os estudos, às pesquisas e as divulgações da História, da Geografia e Ciências correlatas.

É de 100 o número de Cadeiras e Patronos. O Corpo social de efetivos integra-se com as categorias de sócios efetivos, correspondentes, eméritos, honorários e beneméritos.

Conta com uma biblioteca que com mais de 25 mil livros e uma mapoteca com mais de 1100 exemplares com raros mapas desde o tempo das capitanias.

A importância do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, extrapola os limites do Estado e do País, visto possuir muitos sócios, em outras unidades da federação e em vários países, destacando-se como tribunal da História e depositário das tradições de Minas Gerais.

Funciona em sede própria, à rua dos Guajajaras, 1268, sobreloja.

A Instituição permanece aberta diariamente de 13:30 às 17:30 horas, à disposição dos Sócios e do público em geral, para, a leitura e pesquisas nos campos de História, Geografia e Ciências ou disciplinas afins.

O corpo social é eclético. Integram-no médicos, engenheiros, advogados, professores, juristas, empresários.

O estatuto da Casa veta discriminações políticas, filosóficas e raciais.