Marcos Paulo de Souza Miranda

Associado efetivo do IHGMG – Cadeira 93

 

No próximo dia 21 de abril celebra-se o dia de Tiradentes, em homenagem à memória do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o principal líder da Inconfidência Mineira, que foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro, no ano de 1792.

 

O movimento inconfidente é uma das principais páginas da História de Minas Gerais e influenciou fortemente a formação do caráter do povo mineiro e a própria evolução social e geográfica do nosso Estado.

 

Aspecto ainda pouco explorado pelos estudiosos do assunto diz respeito à influência da Inconfidência na formação da toponímia (origem do nome dos lugares) de Minas Gerais, o que está a merecer maiores pesquisas.

 

Como pontapé inicial da abordagem, vale lembrar os seguintes lugares cujos nomes estão ligados a personagens ou episódios da Inconfidência Mineira:

 

SILVA XAVIER – Distrito do Município de Sete Lagoas, surgido no local denominado antigamente como Cascudos. O povoado surgiu no entorno da Estação Ferroviária de Silva Xavier, inaugurada em 1899. A oficialização do nome se deu pela Lei 336, de 1948, em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, que foi Comandante do Destacamento de Sete Lagoas no início de sua carreira militar.

 

VITORIANO VELOSO – Distrito do Município de Prados, situado na divisa com Tiradentes, cujo nome antigo era Bichinho. O nome foi dado em homenagem ao inconfidente Vitoriano Gonçalves Veloso, natural do lugar e condenado ao degredo na África.

 

HELIODORA – Cidade do Sul de Minas, desmembrada de São Gonçalo do Sapucaí, que recebeu tal denominação pela Lei 843, de 1923, em homenagem a Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, poetisa e esposa do inconfidente Inácio José de Alvarenga Peixoto, que morreu degredado em solo africano.

 

TOMÁS GONZAGA – Distrito de Curvelo, que recebeu a denominação em homenagem ao poeta e inconfidente Tomás Antônio Gonzaga pelo Decreto 1058, de 1943. O antigo nome era Papagaio, uma das primeiras localidades de Minas.

 

TIRADENTES – Nome dado à cidade que se chamava São José del-Rei pelo Decreto nº 03, de 06 de dezembro de 1889, nos primeiros dias após a proclamação da República, em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, símbolo maior do movimento republicano em nosso país.

 

CLÁUDIO MANOEL – Distrito do Município de Mariana, cujo primeiro nome foi Boa Vista. Recebeu tal denominação pela Lei 843, de 1923, em homenagem ao advogado, poeta e inconfidente Cláudio Manoel da Costa, que morreu enforcado na Casa dos Contos, em Ouro Preto, em 1789.

 

INCONFIDENTES – Nome do município criado no Sul de Minas pela Lei nº 2764, de 1962, com território desmembrado de Ouro Fino.

 

 


 

Fotos:

1. Estação Ferroviária Silva Xavier: patrimônio cultural requer ações urgentes de restauração

2. Letreiro da estação destaca o nome do líder da Inconfidência Mineira

3. Descaso expõe falta de cuidado com patrimônio cultural ferroviário que homenageia Tiradentes