No próximo dia 12/11/2021, autoridades, pesquisadores e convidados se reúnem na cidade de Ritápolis, na região do Campo das Vertentes, para celebrar os 275 anos do nascimento do alferes Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido pelo apelido de Tiradentes. As homenagens em torno do líder da Inconfidência Mineira e herói nacional acontecem na Fazenda do Pombal, local do seu nascimento. Tiradentes é considerado o mártir do principal movimento político de contestação à Coroa Portuguesa ocorrido no período colonial brasileiro, cujas consequências ressoaram na Independência do Brasil, que no ano que vem completa 200 anos, e se tornou em um símbolo da autonomia e soberania do país.

 

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais participa das iniciativas em prol da celebração da data. Desde o início do ano, atividades culturais vêm sendo discutidas e, no próximo dia 12/11, data do nascimento de Tiradentes, será apresentada a palestra “Fazenda do Pombal – História e Projeto”, com o associado efetivo Adalberto Guimarães Menezes. De acordo com o pesquisador, que sempre liderou ações em prol da preservação e criação de um parque de preservação na área da fazenda, a palestra irá enfocar diversas iniciativas ao longo dos anos para manter viva a memória de uma das personalidades brasileiras mais importantes na história brasileira. “Vou lembrar algumas solenidades promovidas junto às ruínas existentes com a finalidade de chamar a atenção da população e das autoridades para seu valor histórico que, até então, estava relegado ao esquecimento”, afirma Adalberto Menezes, que ocupa a cadeira de nº 72, cujo patrono é “aquele que teve fundamental papel na conquista da soberania do Brasil”.   

 

Além da atividade cultural do IHGMG, disponibilizada no canal IHGMG Virtual (YouTube) a partir das 10h, a instituição participa da solenidade que será realizada na Fazenda do Pombal, também no dia 12/11, a partir das 9h, no município de Ritápolis. A cerimônia é uma realização conjunta do IHGMG com a Prefeitura Municipal de Ritápolis e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e conta com o apoio da Câmara local, das prefeituras de São João Del Rei e Tiradentes, da Polícia Militar e do Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rei.

 

TIRADENTES NO IHGMG

 

Joaquim José da Silva Xavier sempre foi lembrado pelo IHGMG em diversas atividades culturais. Além de ser patrono da cadeira de nº72, o líder da Inconfidência Mineira sempre foi motivo de inúmeras pesquisas dos associados e convidados. Um dos que se debruçaram sobre a história familiar de Tiradentes foi o genealogista paulista Carlos da Silveira (bisavô do associado efetivo Carlos Alberto da Silveira Isoldi Filho) que, em 1948, publicou na Revista do IHGMG um trabalho intitulado “Esbôço da árvore genealógica ‘de costado’ de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792)”.

 

Em 2018, durante a realização da exposição “A Inconfidência Mineira na Memória do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais”, a instituição exibiu, pela primeira vez, documentos originais da exumação e trasladação de alguns inconfidentes, bem como documentos manuscritos pelo próprio Tiradentes na sede da chamada Casa de João Pinheiro. A temática do movimento político liderado por Tiradentes é abordada pelo Instituto todos os anos no mês de abril com a realização do Ciclo de Palestras Inconfidência Mineira – Abordagens Diversas, Interesses Crescentes.

 

 ---------

 

Cerimônia comemorativa 275 anos do nascimento de Tiradentes
Local: Fazenda do Pombal, Ritápolis/MG
Data: 12/11/2021, às 9h

Mais informações: Prefeitura Municipal de Ritápolis

Realização: IHGMG, Prefeitura Municipal de Ritápolis e Tribunal de Justiça de Minas Gerais. 
Apoio: Câmara Municipal de Ritápolis, Prefeituras Municipais de São João Del Rei e Tiradentes, Polícia Militar e Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rei.

 

Palestra virtual “Fazenda do Pombal – História e Projeto”
Palestrante: associado efetivo Adalberto Guimarães Menezes
Data: 12/11/2021, às 10h
Canal IHGMG Virtual (YouTube)